Fissura labiopalatina

As fissuras labiopalatinas são síndromes (não são consideradas deficiências!) nas quais se dão uma malformação do feto. Nessas malformações podem surgir um não fechamento (abertura) das estruturas de lábio e/ou palato (céu-da-boca). Isso pode ocorrer entre a 4ª e a 12ª semana de gestação, sendo, portanto, muito importante o pré-natal e acompanhamento médico durante a gravidez e, se possível, antes mesmo da concepção.

Estima-se que uma a cada mil crianças (1:1000) nascidas no mundo tem fissura labiopalatina. No Brasil as estatísticas são de uma para cada 650 nascimentos (1:650).

CAUSAS: as causas de fissuras são diversas. Desde o uso de medicamentos, cigarro, drogas, bebidas alcoólicas (até mesmo em pequenas doses), stress e origem genética. Alguns estudos recentes apontam, como grande causa, a carência de ácido fólico (vitamina do complexo B) na alimentação das mães.

TIPOS: As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves como cicatriz labial ou úvula bífida até formas graves como as fissuras completas de lábio e palato. Por vezes, podem ocorrer fissuras atípicas que envolvem outras áreas além do lábio superior e palato, como a região oral, nasal, ocular e craniana.

 
Fissura de Lábio Unilateral Esquerda. Fonte: Arquivo Pessoal

Fissura de Palato Transforame. Fonte: Arquivo Pessoal